Futsal

Fonte: globoesporte.com

Falcão, sobre lesão na panturrilha: 



'Acho que estou fora do Mundial'

Após deixar a quadra aos prantos, na vitória sobre o Japão, craque diz que dificilmente conseguirá recuperar-se para o torneio. Ala ainda será avaliado

Por SporTV.comKorat, Tailândia
Comente agora
O sonho de ajudar a seleção brasileira a conquistar o hexacampeonato mundial praticamente acabou para o craqueFalcão. Com uma lesão na panturrilha esquerda, o ala deixou a quadra aos prantos, após ser substituído ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Japão, pela primeira rodada do grupo C (assista aos gols da partida no vídeo ao lado). Para avaliar a gravidade da lesão, o craque será submetido a um exame de ressonância magnética nesta sexta-feira. Entretanto, na visão do jogador, ele dificilmente voltará a atuar na Copa do Mundo da Tailândia.
- A lesão preocupa e acho que estou fora do Mundial. Vamos ter uma sequência de jogos difíceis e, pela minha experiência, acho que vai ser muito difícil estar recuperado. Estou muito triste, pois nessas horas passa um filme na cabeça, de tudo o que passei até chegar aqui. É o último Mundial da minha carreira e a tendência é que eu apenas torça pelos companheiros aqui - afirmou Falcão, em entrevista ao SporTV.
Falcão futsal (Foto: André Garcia/TV Globo)Falcão conversa com jornalistas após a partida contra o Japão (Foto: André Garcia/TV Globo)
As contusões têm feito parte da vida do craque nos últimos meses. Em outubro, uma lesão no músculo adutor da coxa chegou a ameaçar a presença do jogador do Orlândia na Copa do Mundo. Após jogar a final da Liga Futsal no sacrifício, o ala conseguiu recuperar-se a tempode estar no grupo que defende o Brasil na Tailândia. Contudo, nesta segunda-feira, Falcão sentiu a panturrilha em um treino da seleção em Korat, o que acabou sendo um aviso para a sua lesão durante a partida.
- A lesão na coxa felizmente foi cicatrizada antes do Mundial, mas essa na panturrilha apareceu para complicar a situação. Infelizmente, isso faz parte do esporte e só me resta aceitar a situação, embora eu saiba que vai ser sofrido ficar de fora - lamentou o camisa 12, que chegou a ser examinado antes da partida, mas nenhuma inflamação foi detectada.
Médico da seleção brasileira, Mauro Martinelli preferiu manter a cautela, embora admita estar preocupado com o problema de Falcão. O profissional só vai se pronunciar após a ressonância magnética do jogador, nesta sexta-feira.
Sobre o Mundial 2012
Sediado na Tailândia, o Mundial de Futsal 2012 é disputado por 24 seleções, maior número de participantes da história da competição. As equipes estão divididas em seis grupos. Os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados.
Falcão Brasil futsal jogo (Foto: FIFA.com via Getty Images)Falcão entrou em quadra, mas pouco atuou nesta quinta-feira (Foto: FIFA.com via Getty Images)
No grupo A estão Tailândia, Ucrânia, Paraguai e Costa Rica; o B tem Espanha, Irã, Panamá e Marrocos. Atual campeão, o Brasil está na chave C, ao lado de Portugal, Japão e Líbia. No grupo D estão Argentina, México, Itália e Austrália, enquanto o E tem Egito, Sérvia, República Tcheca e Kuwait. Por fim, Rússia, Ilhas Salomão, Guatemala e Colômbia fazem a disputa do grupo F.
A competição, que começou nesta quinta-feira, terá sua decisão no dia 18 de novembro. Os jogos estão sendo disputados nas cidades de Bangcoc e Korat.
Resultados do dia:
Grupo A - Ucrânia 3 x 3 Paraguai
Grupo A - Tailândia 3 x 1 Costa Rica
Grupo C - Líbia 1 x 5 Portugal
Grupo C - Brasil 4 x 1 Japão
Jogos desta sexta-feira (horário de Brasília):
08h - Grupo D - Itália x Austrália
10h - Grupo B - Panamá x Marrocos
10h - Grupo D - Argentina x México
12h - Grupo B - Espanha x Irã (com SporTV)






Brasil derrota a Guatemala por 3 a 1

Na volta de Schumacher à seleção brasileira, pivô Wilde marca três vezes


Wilde, jogador da Seleção Brasileira de futsal (Foto: Beto Costa / CBFS)Wilde marcou os três gols da Selelção na vitória por
3 a 1 sobre a Guatemala
Na retorno do fixo Schumacher à seleção brasileira de futsal, quem brilhou foi Wilde. Com três gols do pivô do Barcelona, da Espanha, o Brasil derrotou a Guatemala, por 3 a 1, sexta-feita, no primeiro dos dois amistosos contra os donos da casa. Wálter Enríquez descontou para os guatemaltecos.
As duas seleções voltam a se enfrentar neste domingo, às 18h, também na cidade da Guatemala.
Quando retornar ao pais, a equipe do técnico Marcos Sorato fará mais sete jogos-treino: dia  25, em Boa Vista (RR) contra a seleção roraimense; dia 29, em São Luís, contra a seleção maranhense; dia 31, em Teresina, contra a seleção piauiense; dia 4 e 5 de fevereiro, contra a seleção cearense, em Fortaleza e Itapipoca, respectivamente; dia 9, em João Pessoa, contra a seleção paraibana, e dia 12, em Aracaju, contra a seleção sergipana.

 

 

 

 

 

Jogadores do Carlos Barbosa se reapresentam na próxima segunda

Novidades para a temporada ficam por conta do fixo Marlon, ex-Orlândia, e dos recém promovidos Cristian, Adriano, Tiago Bellebone e Venâncio

Por SporTV.com Carlos Barbosa, RS
Atual vice-campeão da Liga Futsal, o Carlos Barbosa retoma as suas atividades na próxima segunda-feira, dia 23. O evento, que marca o início da pré-temporada, ocorre na sala de imprensa do Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, a partir das 9h. A reapresentação só poderá ser acompanhada por veículos de comunicação, diretoria e conselho do clube.
Rodrigo e Flávio comemoram um dos gols da vitória do Carlos Barbosa sobre o Real Moitense (Foto: Divulgação)Rodrigo e Flávio são dois dos destaques do time gaúcho para a temporada
O elenco do Carlos Barbosa contará com a mesma base de 2011, que conquistou a Libertadores Zona Sul e a inédita Superliga de Futsal. As novidades ficam por conta do fixo Marlon, ex-Orlândia, e dos atletas Cristian, Adriano, Tiago Bellebone e Venâncio, que subirão do sub-20 para os profissionais.
Além das novidades entre os atletas, o comando da equipe passa para o treinador Paulinho Sananduva, que estava no rival Atlântico Erechim. Além dele, o treinador de goleiros Marcos Bianchi, o Guaíba, é outra novidade na comissão técnica.
O Carlos Barbosa ainda aguarda a confirmação sobre quais competições participará ao longo da temporada 2012. Além da Liga Futsal e do Campeonato Gaúcho, o time espera uma definição para sediar o Mundial de Clubes de Futsal Fifa, que poderá ser realizado pela primeira vez na cidade de Carlos Barbosa.
Confira a relação completa de jogadores do clube:
Goleiros: Lavoisier, Rennan e Tadeu;
Fixos: Rodrigo; Marlon; Tiago Bellebone e Venâncio;
Alas: Daniel, Marcênio, Thiaguinho, Kevin, Jonathan, Adriano e Cristian.
Pivôs: Flávio, Sinoê e Poletto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Falcão vence eleição de melhor jogador do mundo na temporada 2011

Brasileiro triunfa em eleição de portal especializado pela terceira vez, igualando-se a Manoel Tobias como maior ganhador do prêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Campeão da Liga Futsal pelo Santos e da Copa América e do Grand Prix pela seleção brasileira, Falcão foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2011, em eleição realizada pelo site especializado Futsalplanet. Esta foi a terceira vez que o ala recebeu o prêmio, igualando-se a Manoel Tobias como o atleta mais vezes premiado.
Falcão seleção brasileira grand prix futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)Falcão marcou o gol do título do Grand Prix de Futsal 2011, em Manaus
Falcão concorria ao prêmio com mais quatro atletas: o brasileiro Wilde (Barcelona-ESP), o brasileiro naturalizado italiano Marcinho (Lazio-ITA), o iraniano Mohammad Keshavarz (Giti Pasand-IRA) e o japonês Kenichiro Kogure (Nagoya Oceans-JAP).
Pelo Twitter, o camisa 12 do Orlândia vibrou muito com a escolha. Nesta segunda-feira, o jogador será apresentado em seu novo clube, com direito a uma grande festa no interior paulista.
- No dia do meu aniversário de casamento, recebo mais essa notícia de melhor jogador do mundo. Fico feliz demais em ter ganho esse prêmio de um site que acompanha mais o futsal da Europa - postou Falcão, em seu perfil no Twitter.
Além de Falcão, mais dois brasileiros foram premiados pelo Futsalplanet. Técnico da seleção do Brasil, Marcos Sorato foi eleito o melhor treinador de seleção do mundo em 2011, enquanto a atleta Vanessa Cristina Pereira, do Chapecó, foi escolhida a melhor jogadora da última temporada.
Confira todos os vencedores do prêmio de melhor jogador:
2011 - Falcão (Brasil)
2010 - Ricardinho (Portugal)
2009 - Kike (Espanha)
2008 - Schumacher (Brasil)
2007 - Vladislav Shayakhmetov (Rússia)
2006 - Falcão (Brasil)
2005 - Javi Rodriguez (Espanha)
2004 - Falcão (Brasil)
2003 - Adriano Foglia (Brasil)
2002 - Manoel Tobias (Brasi)
2001 - Manoel Tobias (Brasil)
2000 - Manoel Tobias (Brasil)

 

 

 

 

 

Vincenzo Spedicato: 'Falcão colocou Orlândia no mapa do Brasil'

Presidente de honra do clube paulista diz que contratação do craque mudou a história da cidade, que agora é conhecida em todo país


Responsável direto pela contratação de Falcão, o empresário italiano Vincenzo Spedicato é um dos cidadãos mais ilustres do interior paulista. Aos 63 anos, o presidente de honra do Orlândia comemora o fato de a cidade literalmente "ter entrado no mapa" do Brasil, já que o município de 40 mil habitantes era pouco conhecido antes da contratação do craque. Em conversa com o SPORTV.COM, o dirigente - que também é presidente da empresa que patrocina o clube - falou sobre a vontade de segurar o camisa 12 até o fim da sua carreira, as possíveis novas contratações do Orlândia, objetivos da equipe para a temporada e detalhes da grande festa que está sendo preparada para a próxima segunda-feira.
Vincenzo Spedicato, presidente de honra do Orlândia (Foto: Divulgação)Vincenzo (ao centro) é homenageado com medalha: figura ilustre no interior paulista
SPORTV.COM: Como se deu o processo de negociação com o Falcão?
Vincenzo Spedicato: O Falcão sempre manifestou interesse em jogar aqui e, no último ano, tivemos vários fatores preponderantes para concretizarmos esse desejo. Os contatos começaram no mês de dezembro e foram interrompidos com a viagem dele para o Mundial (o ala acompanhou a delegação santista de futebol). No dia 15 de dezembro, tivemos um acerto verbal, mas não podíamos anunciar nada, pois ainda não havia a oficialização do fim do futsal do Santos. Na volta do Japão, tivemos esta resposta e finalmente concretizamos a contratação.
Existiam mais clubes negociando com o jogador?
Todos os clubes de futsal querem ter um jogador como o Falcão. Havia muita gente entrando em contato com ele, inclusive um pessoal do Oriente. Acho que pesou muito na escolha o fato de ele e a família quererem continuar morando em São Paulo. Soma-se a isso a possibilidade de continuar em um time grande do Brasil em ano de Mundial. Foi uma junção de fatores que trouxe o Falcão para cá.
Vincenzo Spedicato, presidente de honra do Orlândia (Foto: Divulgação)Dirigente chegou a ser homenageado em selo dos
Correios
Como foram feitas as bases do contrato? Até quando o Falcão é jogador do Orlândia?
Fizemos um contrato de um ano, com preferência de renovação. Queremos renovar por mais tempo. Por mim, ele fica para sempre aqui. Falcão é uma ótima pessoa e traz muita coisa positiva para o Orlândia, como mídia e títulos, que certamente virão.
Além do Falcão, o Orlândia contratou Ciço, Deives, Pepita e Junai. O clube hoje tem uma estrutura para manter uma equipe de primeira linha?
Posso dizer que temos uma estrutura top de linha, pois todos os atletas que por aqui passam não poupam elogios ao clube. Essa opinião dos jogadores é muito importante para a imagem do Orlândia, que passa a ser um time onde todos querem jogar.
O Orlândia hoje manda os seus jogos no ginásio Maurício Leite Morais, que tem capacidade para apenas 2 mil espectadores. Não acha que o clube merece uma casa maior, já que agora seus jogos atrairão mais público?
Realmente, o ginásio é um desafio para a nossa administração. A prefeitura de Orlândia está vendo a possibilidade de um ginásio novo ou da ampliação deste. Já estamos nos mexendo quanto a isso.
Falcão encontra Pelé na Vila Belmiro (Foto: Reprodução Twitter)Decepcionado com o Santos, Falcão negociava com o Orlândia desde dezembro
O que o Orlândia espera com todas essas contratações? O clube traçou uma meta para 2012?
Nossa meta é sermos campeões do Sul-Americano e do Mundial. Primeiro, temos que vencer as competições nacionais e, para isso, vamos com tudo para a Liga Futsal e para a Taça Brasil.
Nos últimos dias, surgiu a informação de que o Orlândia estaria negociando com os selecionáveis Betão e Schumacher. Vocês realmente estão buscando esses jogadores?
Estamos buscando mais reforços de peso sim. Já repatriamos o Ciço, que é um jogador de seleção brasileira, e estamos atentos à janela internacional. Até o início da Liga, provavelmente teremos novos anúncios. A equipe ainda não está completa.
Betão, jogador de futsal do Inter Movistar, da Espanha (Foto: Divulgação)O pivô Betão, do Inter Movistar-ESP, pode fechar com o Orlândia nos próximos dias
Betão e Schumacher são os nomes para fechar o elenco então?
Trazer o Schumacher seria uma ambição, pois já temos o Ciço na posição dele (fixo). Com o Betão, a situação está em aberto. Estamos aguardando uma posição firme dele. Além dele, temos mais outras conversas em andamento, mas não podemos revelar no momento.
Como ficou o clima na cidade de Orlândia depois do anúncio da contratação do Falcão?
O clima aqui é de euforia. Todos estão gostando muito da valorização da equipe e, principalmente, da cidade, que agora literalmente entrou no mapa do Brasil, não sendo mais confundida com Rolândia-PR e Hortolândia-SP.
E como está a expectativa para a grande festa marcada para a próxima segunda-feira para recepcionar o Falcão? Vocês tem uma expectativa de quantas pessoas devem ir ao evento?
- A população não vê a hora de a segunda-feira chegar. O morador de Orlândia está com uma alegria que extrapola os limites. É difícil precisar quantas pessoas estarão na festa, mas acredito eu que teremos cerca de 5 mil no evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dia após o acerto com Falcão, Genário troca Orlândia pela Espanha

Ao passo em que contratava o maior reforço de sua história, time paulista perdia pivô de 26 anos para o Inter Movistar. Clube tenta repatriar Betão


Ao passo em que contratava o ala Falcão, o maior reforço de sua história, o Orlândia perdia um dos seus principais jogadores. Acertado com o Inter Movistar, da Espanha, desde o Natal, o pivô Genário foi apresentado em seu novo clube nesta terça-feira. Natural de Fortaleza, o jogador de 26 anos fez 29 jogos na última Liga Futsal e marcou oito gols.
Pivô Genário, ex-Orlândia, acerta com Inter Movistar, da Espanha (Foto: Divulgação)Genário posa com a camisa do seu novo clube, o Inter Movistar, da Espanha
Genário se juntará a um grupo de cinco brasileiros que atuam no Inter Movistar. São eles: Schumacher, Bateria, Betão, Eka e Rafael. O clube espanhol é pentacampeão mundial de futsal.
- É um sonho jogar por um time que já foi campeão do mundo cinco vezes. No Brasil, consideramos o Inter Movistar como o maior clube do mundo no futsal. Não quero saber de descanso, estava ansioso para conhecer a minha nova equipe e treinar com os meus novos companheiros - disse Genário.
Ao passo que perdeu Genário, o Orlândia tenta contra-golpear o clube espanhol. A bola da vez é o pivô Betão, que seria mais um reforço de peso do time paulista, que já trouxe o fixo Ciço e o ala/pivô Deives.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ex-jogador Fininho 'patrocina' ida de paraibanos para o futsal do Inter

Jogadores do Benfica de João Pessoa vão ser profissionais no novo time do Internacional de Porto Alegre que quer disputar a Liga Nacional

suelton marques (Foto: Divulgação) 
Suelton Marques chamou a atenção de Fininho após marcar dois gols em jogo festivo 
Dois jogadores paraibanos foram contratados pelo Internacional de Porto Alegre e vão participar do novo projeto de futsal do clube gaúcho, que vai participar do Campeonato Gaúcho e ainda pretende viabilizar a participação na Liga Nacional. O goleiro João Neto e o ala destro Suelton Marques eram atletas do Benfica de João Pessoa e viajam no dia 13 deste mês para o novo clube. A indicação dos dois atletas para o Colorado foi do ex-jogador Fininho, paraibano que atuou por muitos anos na seleção brasileira de futsal.
João Neto e Suelton Marques foram descobertos por Fininho por acaso. O jogador se aposentou no ano passado e realizou um jogo de despedida no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa. Os dois atletas nem mesmo participariam da partida comemorativa, mas acabaram entrando no time de Fininho de última hora depois que dois de seus convidados não puderam viajar para João Pessoa. O goleiro “fechou o gol” e o ala marcou os dois gols  do empate de 2 a 2 entre os “Amigos de Fininho” e a seleção paraibana.
Ambos têm 20 anos e jogam juntos no clube pessoense desde os nove anos de idade. Eles foram apresentados no ano passado ao técnico Jari da Rocha, o Jarico, que na época era do Unisul de Santa Catarina. E uma vez contratado para ser o comandante do novo time do Inter, Jarico resolveu levar os dois jovens paraibanos para o Rio Grande do Sul. Eles assinaram assim um contrato de um ano com o Inter.
Além dos salários, os jogadores vão ganhar hospedagem, alimentação e transporte grátis. Mas não terão vida fácil pela frente. João Neto vai disputar vaga com Bilica e Émerson, dois experientes goleiros que já foram campeões brasileiros de futsal; e Suelton tem como colegas de posição Tostão (ex-Carlos Barbosa) e Rodrigo Linguiça.
João neto, futsal (Foto: Divulgação) 
João Neto vai disputar espaço com dois campeões brasileiros
João Neto admite que chega ao Rio Grande do Sul como terceiro goleiro, considerando a experiência dos outros dois jogadores da posição, mas que vai sim brigar duro para quem sabe ser titular em breve.
- Não saio da Paraíba para fazer graça. Vou lutar pelo meu espaço - declara o goleiro, dizendo que ir para um time de ponta do futsal nacional é a realização de um sonho, já que em João Pessoa ele enfrenta “estrutura precária e pouquíssima visibilidade”.
Suelton Marques, por sua vez, já teve uma rápida oportunidade no Corinthians em 2009, mas na época ele acabou não sendo aproveitado pelo time principal. Agora ele terá sua segunda chance num time grande.
- Não me adaptei na época. Aprendi muito, mas acabei não sendo aproveitado. Torço para que desta vez as coisas se saiam melhor – explica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Falcão será recepcionado com trio elétrico e micareta em Orlândia (SP)

Diretoria orlandiana prepara uma grande festa para o próximo dia 16


Anunciado na última semana como principal reforço do Orlândia para 2012, o craque Falcão terá uma recepção digna de popstar quando se apresentar ao seu novo clube, no próximo dia 16, uma segunda-feira. A diretoria orlandiana anunciou, nesta quarta-feira, que o camisa 12 será recepcionado com uma micareta, com direito a trio elétrico, em frente ao Teatro de Arena, em Orlândia (SP).
Diretoria do Orlândia prepara micareta para a chegada de Falcão (Foto: Divulgação)Diretoria do Orlândia criou um banner para convocar os torcedores para a grande festa
Haverá também uma ação promocional, onde alguns torcedores terão a oportunidade de estar com o jogador, recebendo um kit do clube. O evento será totalmente aberto ao público, mas para participar do sorteio, os torcedores deverão adquirir uma senha, que será trocada por um litro de óleo, a partir da próxima segunda-feira, na sede do patrocinador do clube, localizada à Avenida Marginal 680, no Centro de Orlândia. O óleo arrecadado será encaminhado para o Hospital de Câncer de Barretos (SP).
Segundo a diretoria do Orlândia, a grande festa pela contratação de Falcão terá início às 17h do dia 16 de janeiro. Apesar de esperarem um grande número de pessoas, os organizadores do evento ainda não têm uma estimativa de público.

 

 

 

 

Falta de recursos próprios faz Peixe acabar com futsal e time feminino

'Não podemos voltar à época de amargura', diz presidente Luis Alvaro, ao justificar o fim das equipes


Santos é campeão da Liga Futsal 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)Título da Liga Futsal 2011 não foi suficiente para o
Santos manter o time
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, convocou uma entrevista coletiva nesta terça-feira, na Vila Belmiro, para anunciar o fim do time feminino do clube e também do de futsal. E a explicação foi simples: se continuasse com as modalidades, ambas dariam prejuízo financeiro em 2012.
- Não podemos voltar à época de amargura - comentou.
O motivo para o fim das duas modalidades foi a falta de patrocínio. O futsal exigia mais recursos financeiros, por conta da presença de Falção, eleito o melhor jogador do mundo, e com salário alto. Segundo o mandatário do Peixe, os investidores romperam o contrato durante o ano passado e, ao contrário de outros times, o Santos, por ter tradição no futebol de campo, não recebe nenhuma ajuda de prefeitura para manter equipes em outros esportes.
- No futsal, tínhamos uma boa visibilidade, mesmo com televisão fechada. Mas a conta era alta para se pagar, e o Santos não pode se dar ao luxo de ter uma modalidade que não é auto-sustentável. Não há nenhum outro clube que tenha o futsal como o Santos teve. Mas, sem investimento, fica complicado. Não vamos colocar um time lá só para falar que temos. Ou entramos com os melhores jogadores, ou não entramos - explicou.
No futebol feminino, o custo era menor que no futsal. O problema é que, ao contrário do time liderado por Falcão, não existe visibilidade nos jogos do Peixe nesta modalidade. Nem mesmo a Copa Libertadores, vencida pelo clube em 2009 e 2010, fez com que as mulheres ganhassem mais atenção de novos patrocinadores.
- Sem jogos passando na televisão, não há exposição da marca, com isso não há patrocínio. O Santos passou os últimos meses investindo neste esporte sem retorno, tirou dinheiro do seu caixa para continuar mantendo a equipe. Mas uma andorinha só não faz verão, até a CBF não tem muito interesse por esta modalidade - completou Luis Alvaro.
futebol feminino do santos (Foto: Divulgação/Site Oficial do Santos FC)Futebol feminino do Santos também foi campeão
O presidente também reconheceu que a manutenção de Neymar no time principal fez com que os gastos fossem remanejados. Setores que não fecham o mês no azul estão sendo analisados e sofrendo cortes.
- A operação para o Neymar ficar foi inédita, ousada, mas tem um custo. Com os títulos que o time principal conquistou nos últimos anos, a folha salarial (do time principal) teve de ser reajustada, porque todos os atletas foram valorizados. É normal reduzir custos, a decisão sobre isso é sempre complicada, mas vivemos um período de transição no futebol feminino, para que se pense com mais atenção neste esporte olímpico. Quem sabe um choque não pode fazer as coisas mudarem - finalizou.
A atacante Erika, que está a caminho do futebol da Coreia do Sul, ficou ao lado do presidente santista durante boa parte da entrevista coletiva. Emocionada, falou sobre o término do projeto no time da Baixada Santista.
- Foi difícil até de dormir, fico me perguntando o que eu poderia fazer para tentar mudar isso, mas não consigo achar uma solução. Recebi uma proposta da Coreia, aceitei, vou jogar lá agora, mas fico pensando nas outras meninas que não vão conseguir mais um time para jogar. Isso tudo é muito difícil - lamentou.

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte globoesporte.com


Falcão garante que está cem por cento recuperado (Foto: Adeilson Albuquerque)Falcão acertou com o Orlândia para nova
temporada 

A novela chegou ao fim. Depois de se desligar do Santos, na semana passada, Falcão anunciou na manhã desta segunda-feira que vai jogar pelo Orlândia nesta temporada. Através do Twitter, o craque afirmou que vai assinar com o time, atual campeão paulista
- Após minha saída do Santos, cada um criou sua expectativa para seus clubes de interesse, mas tomei minha decisão baseado em várias coisas. Tive uma experiência fantástica por 8 anos em Jaraguá do Sul, onde a cidade respirava o futsal. Após isso,tive um ano fantástico com o Santos Futebol Clube, porém, não é o foco principal,e acabou em um ano. Analisando tudo isso, pensei e decidi ir mais uma vez para uma equipe, onde a cidade e região vivem o futsal. Por isso, anuncio que minha nova equipe Orlândia, na região de Ribeirão Preto, uma região fantástica – disse o craque.
Em seu site oficial, o clube divulgou que vai fazer uma festa para recepcionar Falcão, entre os dias 15 e 17 de janeiro. O time do interior paulista é o atual bicampeão paulista. A cidade de Orlândia tem pouco menos de 40.000 habitantes e está a 362 km da capital. Roberto Oliveira, presidente do clube, diz que outros jogadores devem chegar.
- O objetivo de nosso patrono, Vincenzo Spedicato, sempre foi chegar a um título mundial e trabalhamos para viabilizar esse sonho. A contratação do Falcão nos dá a possibilidade de buscar isso com mais intensidade, mas temos que dar um passo de cada vez, primeiro a gente quer estar nas finais de tudo o que disputarmos neste ano e depois desse primeiro passo, tentar os títulos. Ainda estamos em busca de reforços, alguns detalhes estão sendo acertados e em breve poderemos ter novidades, no momento só posso adiantar que as contratações ainda não estão encerradas.



Falcão descarta Fla e Timão e abre as portas para Internacional e Japão

Em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM, craque fala sobre as possibilidades para o futuro e afirma: 'Estou oficialmente aberto a conversas'


Santos, de Falcão, empata com o Florianópolis e está na final da Liga Futsal (Foto: Divulgação/Santos FC)Passagem vitoriosa de Falcão pelo Santos durou
apenas um ano
Depois de anunciar via Twitter que não é mais jogador do Santos, o ala Falcão interrompeu por alguns minutos suas férias na Bahia para atender por telefone o GLOBOESPORTE.COM. O craque afirmou não ter mágoa da diretoria do Peixe, mas admitiu que ficou triste com o fim do time campeão da última Liga Futsal.
Para 2012, ele não tem nada fechado ainda e, a partir de agora, com o anúncio oficial de que está deixando o litoral paulista, está aberto às negociações. Do que foi noticiado até este momento, ele descartou uma possível ida para o Corinthians ou para o Flamengo, disse que espera uma proposta do Internacional e vê com muito bons olhos atuar no Japão em 2013, o que seria a primeira experiência dele fora do Brasil.
- Eles querem fazer comigo no futsal o que fizeram com o Zico no futebol - revelou.
Confira abaixo o que o maior jogador da história do futsal brasileiro está planejando para o futuro da carreira, que deve durar pelo menos mais seis anos e ser encerrada num clube brasileiro.
Você deixa o Santos com alguma mágoa?
Mágoa nenhuma. A decisão do clube tem que ser respeitada. Queria cumprir o contrato de dois anos, mas o clube não quis continuar o projeto, o porquê só a diretoria pode dizer. Fico triste, porque o ano foi intenso, fantástico, estava numa ótima cidade, pela primeira vez em 17 edições da Liga Futsal uma equipe de São Paulo chegou à final e venceu. Foi um período curto, mas feliz. Fizemos até os jogadores de futebol do Santos saírem de casa para nos ver jogar.
O Santos pagou multa ou a rescisão foi amigável?
Pagou multa, mas não foi o valor total. As duas partes cederam e chegamos a um acordo bom para todo mundo.
Sobre o seu futuro, o que tem de verdade sobre uma proposta do Japão?
Fiz uma contraproposta e os japoneses têm até maio para me responder."
Falcão
O projeto do Japão é para 2013, porque quero focar na seleção e no Mundial da Tailândia em 2012 (a data ainda não está definida, mas deve ser em novembro). Vínhamos numa conversa desde junho, nos encontramos pessoalmente agora, na final do Mundial de Clubes, quando acompanhei a delegação do Santos. Tive boas reuniões com os japoneses, que querem fazer comigo no futsal o que fizeram com o Zico no futebol. Eles me mostraram coisas bacanas, fiz uma contraproposta e eles têm até maio para me responder.
Vou levar muito em consideração meu lado pessoal, meus filhos já não são mais tão pequenos, será uma mudança drástica para a gente, mas ir sem a minha família nem pensar. Tem que ver também se o dinheiro compensa.
Se o Japão é para 2013, o que você quer fazer em 2012? Fala-se em Internacional, Corinthians, Flamengo...
No Flamengo, a chance é zero. Abrimos uma conversa no meio do ano, acho fantástico eles voltarem com o time de futsal, mas como não vai disputar a Liga em 2012 e eu quero jogar essa competição para me preparar para o Mundial, não tem como eu atuar pelo Flamengo.
Com o Corinthians, também não tem nada. Estou de férias na Bahia com o Edu (gerente de futebol do Corinthians) e nem tocamos neste assunto. O Corinthians está com o grupo fechado para 2012.
O único contato foi com o Inter. Eles ficaram de me mandar um projeto por e-mail, mas até agora não recebi nada.
A partir de hoje (quinta-feira), estou oficialmente aberto a conversas. Independentemente do clube em que for jogar, sempre vou deixar claro que existe essa possibilidade de ir para o Japão em 2013.
Você teve uma experiência longa de oito anos no Jaraguá e uma curta no Santos. O que você prefere: defender um clube-empresa ou um clube com tradição no futebol?
Não descarto nada e não tenho pressa para decidir"
Falcão
As duas situações têm seus prós e seus contras. Num clube-empresa, como o Jaraguá, a cidade respira aquilo e a segurança para você fazer um contrato mais longo é maior. Mas atuar por um clube grande, de camisa é fantástico, mas o foco principal não é o futsal. No Santos, em um ano acabou. Mas não descarto nada e não tenho pressa para decidir. Com o meu anúncio oficial, as equipes devem estar se mexendo e as propostas devem aparecer.
Aos 34 anos, você já pensa em parar?
Quero ganhar sempre, não existe isso de eu ser o Falcão e o que eu ganhei até hoje está bom. Quero sempre ganhar o próximo campeonato e acho que posso jogar por pelo menos mais cinco, seis anos. Em alto nível, pelo menos mais três. E minha vontade é encerrar a carreira jogando no Brasil.







Rafael Pereira Futsal (Foto: Divulgação) O Corinthians anunciou mais um reforço para a temporada 2012 de seu futsal. O ala Rafael Pereira assinou um contratado de um ano com a equipe e reforça o setor esquerdo do Parque São Jorge. Em 2011, o atleta de 28 anos defendeu as cores do Brasília, sendo o destaque do time com 10 gols marcados na Liga Futsal.
- Estou chegando para somar e para ser útil. Tenho certeza que vou aprender muito com o técnico PC e com todos os jogadores de qualidade que o elenco desfruta - disse o jogador.
Rafael Pereira tem em seu currículo a conquista do Campeonato Mineiro, Liga Sudeste e o Campeonato Brasiliense de 2011. Em 2012, ele jogará ao lado de grandes nomes do futsal brasileiro, como Simi, Franklin e Índio.

 

LM Linhares vence Comercial e é campeão estadual de futsal feminino

Gol do título linharense inédito para a equipe linharense foi marcado por Camila

O bairro Lagoa do Meio, em Linhares, está em festa. O time de futsal feminino LM Linhares conquistou na noite dessa quinta-feira o título de campeão estadual adulto. Na final, em jogo único disputado no novo Ginásio do Tancredão, em Vitória-ES, as meninas linharenses bateram as do Comercial de Castelo, do sul do Estado, por um magro, porém histórico, 1 a 0.
FM Linhares, campeão estadual de futsal feminino (Foto: Divulgação)Equipe do FM Linhares, campeão estadual de futsal feminino em 2011
A autora do gol do título foi Camila, que aproveitou bela assistência de Taís, após contra-ataque rápido, aos 11 minutos do primeiro tempo. No final, o Comercial, detentor de dois estaduais pôs uma jogadora da linha no gol a fim de pressionar, mas as garotas da Terra do Cacau, que jamais haviam vencido a competição, resistiram à pressão e garantiram a taça.
Com o resultado, o LM Linhares será o representante do Espírito Santo na Taça Brasil, que acontecerá em março de 2012, em Pernambuco. O treinador da equipe, Teciano Brandão, fez questão de ressaltar que o time é todo "caseiro", com jogadores da própria cidade.
- É um trabalho que existe há poucos anos. Antes jogávamos apenas competições escolares. Mas nos preparamos bem, inclusive disputando competições na Bahia desde março, e o resultado veio. Eram sete times lutando pela taça, o Comercial era bicampeão, mas tivemos essa felicidade de vencer - vibrou o treinador.

 

Brasil se despede de 2011 com nova vitória em amistoso contra Costa Rica

Depois de vencer primeiro duelo por 5 a 0, seleção comandada por Marcos Sortato aplica 7 a 2 nos costa-riquenhos, no último duelo da temporada



Futsal Brasil Costa Rica (Foto: Divulgação/CBFS) 
Comemoração foi um cena muito repetida em 2011 pela seleção de futsal
A seleção brasileira de futsal encerrou os trabalhos em 2011 goleando a Costa Rica por 7 a 2, na noite desta sexta-feira, em Cartago, Costa Rica. O quadro nacional voltou a bater os locais, após vencer por 5 a 0 o primeiro amistoso, disputado na quarta-feira, no mesmo ginásio.
Os gols do time comandado pelo treinador Marcos Sorato foram marcados por Neto (2), Gadeia (2), Wilde, Rafael e Cambronero (contra), enquanto Wilde (contra) e Edwin Porras descontaram para a Costa Rica.

Após o embate, Sorato avaliou a performance da equipe, considerando também positiva a temporada da seleção nacional.
- Estou satisfeito pelo comprometimentos assumido pelos atletas. É muito fácil trabalhar com eles dessa maneira. Fechamos o ano com um saldo positivo, com apenas uma derrota e com a conquista de títulos importantes. O ano foi positivo – frisou o treinador ao site da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal).

O Brasil começou a partida com Djony, Neto, Gadeia, Vinícius e Valdin. No decorrer, entraram Ciço, Ari, Gabriel, Rafael, Rodrigo e Wilde.
Futsal Brasil Costa Rica (Foto: CBFS/divulgação)Brasil fecha 2011 com mais uma goleada sobre a seleção da Costa Rica

 

 

 

Com time de futsal engatilhado,
Fla retoma conversas por Falcão

Desmanche no Santos anima Rubro-Negro, que se prepara para voltar às quadras em 2012. Mas ausência na Liga Futsal pode dificultar negociação


Falcão recebe o prêmio de artilheiro da Liga Futsal 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC) 
Campeão pelo Santos, Falcão foi eleito o craque da Liga Futsal 2011
Após quase dois anos parado, o futsal do Flamengo está para ser reativado em 2012 nas categorias adulta e sub-20. O time para jogar o  Campeonato Metropolitano e o Estadual está sendo montado, e o anúncio oficial deve ser feito no início de janeiro. E para o elenco, o nome do craque Falcão, de 34 anos, voltou a ganhar força no clube. Em setembro, o Rubro-Negro já havia sondado sem sucesso o jogador, que tem contrato com o Santos até o fim do ano que vem. Mas as esperanças aumentaram com o desmanche que o Peixe vem sofrendo: nove jogadores já deixaram a equipe após o título da Liga Futsal 2011.
Retornando do Japão, onde esteve com a delegação alvinegra para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa, Falcão é uma das apostas do Santos para o ano de seu centenário. Mas a permanência do atleta, que também já recebeu proposta do Internacional, é incerta. Correndo por fora pelo jogador, o Fla terá que superar, além da concorrência de outras equipes, a possível ausência da Liga Futsal em 2012.
- A Liga é um passo a mais, envolve outros fatores. É um empecilho porque é uma competição grande, onde todos querem estar participando. Mas vamos tentar ver o que pode ser feito para que isso não se torne um entrave. Eu entrei em contato com ele há umas duas semanas. Estou aguardando seu retorno do Japão e quero voltar a conversar - revelou o diretor de futsal do Flamengo, Frederico Flexa, que sinalizou com um apoio da Olympikus, patrocinadora master do futebol do clube, à modalidade.
Mesmo com o time formado, o Rubro-Negro dificilmente vai participar da Liga Futsal no ano que vem. Para competir no torneio, uma equipe deve adquirir uma franquia ou ser convidado pela organização. Além de não ter empresas donas de franquias disponíveis no mercado para se associar, as chances do clube receber um convite são pequenas, já que ele não disputa o campeonato desde 2001.
Futsal Flamengo (Foto: Divulgação / Site oficial) 
Time adulto de futsal do Fla está desativado há cerca de dois anos
Jogos devem ser em Duque de Caxias
Como o ginásio da Gávea já é utilizado pelo time de basquete do clube, a alternativa encontrada pela diretoria é mandar seus jogos no Ginásio Municipal de Duque de Caxias, cidade na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo Flexa, o local apresenta boas condições e o pedido já foi feito.
- Já conversei com o secretário de Esportes e ele nos pediu para mandar uma carta de intenção para a prefeitura de Duque de Caxias, para formalizar o pedido. Queremos utilizar a quadra do ginásio, que tem dimensões específicas para as categorias sub-20 e adulto - afirmou.

 

 

 

Recordista da Liga Futsal, Índio troca Santos pelo Corinthians em 2012

Seis vezes campeão da competição, fixo é o novo reforço do Timão para a próxima temporada. Está já é a oitava baixa da equipe santista


Índio, fixo do Santos na Liga Futsal (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC) 
Índio agora vai vestir a camisa do Corinthians
O futsal do Corinthians já tem mais um nome para a temporada 2012. O fixo Índio, recordista de títulos da Liga Futsal, ao lado de Falcão, com seis conquistas, representará a equipe na próxima temporada. O jogador fez parte da equipe do Santos, vencedora da competição de 2011, que vem sofrendo um desmanche desde o início do mês. Está já é a oitava baixa da equipe.
- Jogar no Corinthians será maravilhoso porque adoro atuar em time de grande torcida. Desde já, prometo muito empenho e dedicação para ser vitorioso em mais uma equipe - disse o atleta, recém contratado pela equipe do Parque São Jorge.
No Timão, Índio voltará a trabalhar a trabalhar ao lado do técnico PC Oliveira, com quem foi campeão pelo Ulbra.
- Trabalhar com o PC é sempre uma honra, pois é um treinador acostumado a vencer e que cobra muito dos jogadores. Como sou movido a desafios, encaro este como se fosse o primeiro da minha carreira - completou.
Durante anos de carreira, Índio já foi convocado mais de 50 vezes para a seleção brasileiras. Aos 36 anos, o atleta, inclusive, já recebeu prêmios de melhor jogador de sua posição nas temporadas 1994, 1995 e 2003.

 

 

 

Técnico Paulo Mussalem é apresentado oficialmente no Imperial

Ex-treinador do Carlos Barbosa explica que proximidade com a família e possibilidade de um novo desafio o motivaram a mudar-se para Petrópolis

Técnico Paulo Mussalem é apresentado no Imperial (Foto: Ari Gomes/Divulgação) 
Mussalem crê que sua ida para o Imperial fortalecerá o futsal do Rio
O treinador Paulo Mussalem, ex-Carlos Barbosa, foi apresentado como novo treinador do Imperial Futsal nesta quinta-feira, na sede do clube, em Petrópolis (RJ). Mussalem, que é um dos maiores campeões do futsal brasileiro e inclusive já foi eleito o melhor do mundo, assinou o contrato com a equipe petropolitana e irá comandar o clube no ano de 2012.
Eleito o melhor técnico da Liga Futsal 2011, Mussalem afirma que queria voltar para o Rio para ficar mais perto da família e também pelo desafio de encarar um projeto novo.
- Eu sempre tive vontade de voltar para o Rio para ficar perto da minha família, pois, entre indas e vindas, eu sempre fiquei pouco tempo aqui. Em junho, fui convidado para vir para cá, gostei do projeto e acredito que tem tudo para dar certo. Vai ser bom, não só para o futsal de Petrópolis, como também para o estado do Rio de Janeiro - afirmou o treinador, que ressaltou ainda o desafio que terá pela frente.
- As pessoas me perguntam como eu troco um time multicampeão para tentar um projeto novo e eu digo que, enquanto eu estiver com disposição para ser treinador, vou aproveitar os desafios.
Mussalem também destacou que, em seu primeiro ano, o ponto principal da equipe será o comprometimento com as metas traçadas pela comissão técnica e diretoria.
- Essas metas serão chegar sempre, ser campeão é consequencia. Se nós conseguirmos ficar chegando para decidir títulos, mais cedo ou mais tarde os títulos virão - afirmou.
Técnico Paulo Mussalem é apresentado no Imperial (Foto: Ari Gomes/Divulgação)Treinador prefere time competitivo a elenco recheado de craque
A diretoria também anunciou oito reforços para o time da próxima temporada. São eles: o goleiro Igor (ex-Santos); os fixos Edgar (ex-Orlândia) e Vinícius (ex-Petrópolis); os alas Paulinho (ex-Orlândia), Rodriguinho (ex-Macaé) e Pelé (ex-Petrópolis); e os pivôs Wilson (ex-Macaé) e Sixel (ex-Petrópolis).
Confiante, Mussalem acredita que, com estes jogadores, o clube terá a oportunidade de ter um time da forma que ele gosta.
- Gosto de times sem craques, mas com jogadores comprometidos com o trabalho. O craque ganha jogo e trabalho ganha campeonato - salientou.
O elenco do Imperial está de férias e irá se apresentar ao treinador, já com os reforços, na segunda quinzena de janeiro, em data que ainda será definida.

 

 

 

Com passado vascaíno, Muralha é homenageado no futsal

Jogador que começou no futebol de quadra do Vasco recebe placa ao lado de Raphael Augusto, que é do Flu, mas está no Duque de Caxiasor 


muralha, do flamengo, e raphael augusto meia do flu. homenageados em evento no maracanazinho (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Muralha (esq) recebe placa com Raphael Augusto 
Antes de chegar ao Flamengo, Muralha nasceu e foi criado para o futebol no Vasco, onde começou ainda criança no futsal, chegando ao campo aos 15 anos. Em 2010, ele deixou São Januário para pousar no Ninho do Urubu, sua nova casa. E apesar de ter apenas 18 anos, o jogador já recebe homenagens pelos serviços prestados ao futebol de quadra.
Neste domingo, na final do Estadual de futsal entre Casa de España /Botafogo x Macaé, vencido pelo Alvinegro, no Maracanãzinho, Muralha recebeu da Federação Carioca uma placa com homenagem, lembrando o início de sua carreira nas quadras e destacando sua chegada ao Flamengo.
Raphael Augusto também foi homenageado. O atacante tem seus direitos econômicos ligados ao Fluminense, mas está emprestado ao Duque de Caxias, time que defendeu na Segunda Divisão do Brasileiro. Ele também disputará o próximo Campeonato Carioca pelo Duque. Assim como Muralha, Raphael, 20 anos, começou sua carreira no futsal do Vasco.

 

 

Assim como Ferretti e o fixo Neto, Pixote troca o Santos pelo Joinville

Aos 24 anos, ala volta a defender o futsal catarinense na próxima temporada


Pixote comemora o gol do Santos na final da Liga Futsal 2011 contra o Carlos Barbosa (Foto: Divulgação/CBFS) 
Pixote comemora o gol do Santos na final da Liga Futsal 2011
Mais um jogador trocou o Santos pelo Joinville na temporada 2012. Assim como o técnico Ferretti e o fixo Neto, o ala Pixote também defenderá o time catarinense no ano que vem. Aos 24 anos, o atleta vive o melhor momento de sua carreira após a conquista da Liga Futsal 2011 pelo Santos. Esta será a segunda passagem de Pixote pelo futsal de Joinville, já que em 2005 ele defendeu as cores da equipe.
- Joguei em Joinville quando o futsal estava começando a se desenvolver. Agora, na nova gestão, o projeto está com outra visibilidade. A motivação é grande - comentou Pixote.
Além da motivação de voltar mais experiente para a equipe, o ala garante que conta com todo respaldo do técnico Ferretti, com quem foi vitorioso pelo Santos nesta temporada.
- O Ferretti tem confiança no meu trabalho e está montando uma equipe para ser campeã. A cidade respira futsal e a expectativa é a melhor possível -afirmou o jogador.
A diretoria do Joinville deve continuar montando uma equipe forte para a temporada. Segundo dirigentes do clube, a conquista da Taça Brasil, na última semana, deixou os torcedores da cidade empolgados e, diante disso, o investimento só tende a aumentar.